RESUMO DO ENCONTRO DE INVERNO DA CAE 2010

Prezados(as).

No último dia 21/08, a nossa confraria esteve reunida mais uma vez para celebrar o encontro anual de inverno. Ao todo, 27 membros presentes. Um recorde! Cada vez melhor!

Realizado em Itaiapava, fomos recepcionados no restaurante Les Roches –  http://www.pousadalesroches.com.br/ – pelo Sr. Américo, o Sommelier Maicon e toda a sua equipe. Pratos variados e requintados da cozinha contemporânea internacional.

No menu: salada Les Roches, salada morna de pato confit ao aceto balsâmico e deliciosos cogumelos gigantes recheados com queijos finos gratinados. Como prato principal, foram servidos: risoto de pato confit com tomate seco, filé mignon ao molho de mostarda de dijon acompanhado de batatas rústicas, pernil de vitela à moda antiga acompanhada de torta de berinjela com gorgonzola e legumes. Para a sobremesa, creme brûllé tradicional, carpaccio de banana brûlée com sorvete de creme e pêra regada com calda de chocolate aromatizada com sherry acompanhada de sorvete.

Tudo estava muito bom! O serviço do Sommelier Maicon e seus assistentes foi impecável. O Les Roches está de parabéns! Vale apena conhecer o lugar. Altamente recomendado!


A DEGUSTAÇÃO
A degustação foi realizada com vinhos de diversas regiões do mundo, previamente selecionados para esta degustação anual de inverno.

Para começar os trabalhos, fomos com um Cava Freixenet Cordon Negro Brut, servido na temperatura correta. Dos 6 vinhos servidos, 5 agradaram a todos os presentes. Estavam maravilhosos!

1- Bramito Del Cervo 2007, Antinori (Umbria, Itália)
Vinho elaborado com 100% Chardonnay do conceituado produtor Piero Antinori. Estágio de 5 meses em barricas de carvalho francês.

Degustação: Cor amarelo palha com reflexos dourados. Notas frutadas de mamão e damasco, acompanhado de amêndoas com um toque floral no final (Jasmim). Na boca, tem gosto marcante de frutas tropicias, baunilha, ervas e notas minerais. Final macio, com boa acidez, corpo e frescura. Um vinho diferente e muito elegante. Muito bom.

2- Sancerre Comte de Lanfond Blanc 2006, Baron de Ladoucette (Loire, França)
Produzido no Château Du Nozet, mesmo local onde é feito um dos brancos mais importantes da França, o grande Sauvignon Blanc Baron de L.. A casa produz os melhores vinhos à base de Sauvignon Blanc.

Degustação: Realmente é um branco que em seu primeiro acesso é formal, um pouco fechado. Aos poucos, na taça, vai desenvolvendo aromas frutados deliciosos, floral, toques cítricos com final de baunilha. No palato tem um bom frescor, boa fruta e ao fundo, notas minerais elegantes. Final macio e persistente. Excelente exemplar.

3-Robert Mondavi Pinot Noir P. Selection 2008, Robert Mondavi. (Napa Valley, Califórnia)

O vinho é envelhecido em barris de carvalho por 5 meses para ganhar complexidade. Corte de 76% Pinot Noir, 16% Syrah, 4% Mourvedre, 4% Petit Sirah.

Degustação: Cor rubi, brilhante e nítido. Nariz de framboesa, folhas secas, cereja, pimenta preta. No palato, o vinho é agradável. Uma geléia de frutas vermellhas,  proporcionando um final agradável e frutado. Bom.

4- Viña Bosconia Reserva 1999, Viña Tondônia. (Rioja, Espanha).
Um dos mais emblemáticos vinhos da Rioja, o tradicional Viña Bosconia Reserva mostra uma incrível complexidade, em um conjunto capaz de envelhecer por muitos anos. Um verdadeiro monumento aos tintos da Rioja.

Degustação: Cor rubi intensa com reflexos ocres já demonstrado boa evolução. O nariz é consistente, rico, cheio de frutas secas, notas de madeira, minerais (verniz) e especiarias. Na boca é redondo, com bons taninos e uma boa acidez , cheio de corpo e persistência. Demonstrando que ainda vai evoluir muito bem com o passar dos anos. Mais quatro anos e vai estar muito melhor! Muito bom.

5-Vigna Fili di Seta IGT 2001, Perntinali (Montalcino, Itália)
Um supertoscano de respeito. Encorpado, profundo, com várias camadas de frutas e seriamente complexo.Um vinho capaz de evoluir por muitos anos, mesmo.

Degustação: Cor rubi com lindos reflexos de evolução, bom corpo e viscosidade. Nariz com notas de frutas negras (ameixa preta e amoras), especiarias, couro e chocolate. Na boca é encorpado, potente, complexo, com notas de frutas negras, madeira (cedro), chocolate, torrefação e taninos ainda bem presentes. Final persistente e longo. Um vinho de excelente qualidade, capaz de evoluir muito anos em garrafa. Um super toscano e tanto. Considerado o melhor da degustação. Excelente.

6- Chateau Doisy Vedrines 2005, Second Cru. Ch.Vedrines. (Barsac, França).
O Château Doisy-Védrines, é um dos maiores chateau da comuna de Doisy. O 2éme Cru Classe de Barsac, possui 27 hectares de vinhedos situados no mais alto platô desde 1946. Os vinhedos são de 80% de Sémillon, 15% Sauvignon Blanc e 5% Muscadelle.

Degustação:  Cor amarelho com reflexos dourados e brilhantes. Notas aromáticas mostrando, laranja, mel, pêssego e abacaxi. Um vinho rico, macio, com um estilo bastante fino e leve. Na boca é untuoso, notas de laranja madura e pêssego em calda, fresco e com uma acidez moderada no palato. Um vinho de sobremesa bem agradável. Muito bom.

Ao todo, sete vinhos que acabaram agradando a todos. Um noite perfeita, rodeada de amigos.
Uma grande família que com o passar dos anos está cada vez maior!

Em nome da CAE, agradeço ao grande Jesus Santamaria, proprietário da impoortadora CAVA DE VINHOS, pela atenciosa recepção de seus funcionários. http://www.cavadevinhos.com/

E nome da NOVA direção, obrigado a todos pela presença!

Presidente: Marcelo Siqueira.
Vice: Sergio Tonelotto.
Coordenadores: Valéria Patrocínio e Susana Mulin.

Agradecimentos:
Centro General Ernani Ayrosa – CGEA (Cap. Jandir Passos)
Pousada e Restaurante Les Roches.
Importadora Cava de Vinhos.

Fotos: Eduardo Vianna, Graça Gurgel, Andreas Gassner e Jandir Passos.  

Demais fotos do evento: http://www.flickr.com/photos/confrariadasaguasescondidas/


Atenciosamente,

Confraria das Águas Escondidas – CAE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s