ENCONTRO DE INVERNO 2011 DA “CONFRARIA DAS ÁGUAS ESCONDIDAS” EM NITERÓI.

Pela primeira vez desde a existência da CAE, o encontro de inverno será realizado em nossa cidade, em Nikiti. Que bom!

O RESTAURANTE
O local escolhido foi o “Restaurante Olimpo”, restaurante de culinária contemporânea. Sediado em Niterói e projetado por Oscar Niemeyer, o mesmo foi decorado pelo arquiteto francês Gilles Jacquard, está localizado na Estação Hidroviária de Charitas e possui uma deslumbrante vista da Baía de Guanabara. Os sócios, Ribamar Aragão e Evanir Sarruf, apostam num ambiente acolhedor, com cardápio variado e uma cuidadosa seleção de vinhos, além de música ao vivo de quinta a sábado!

A “CAE” agradece imensamente à toda equipe do restaurante Olimpo pela recepção! Mais um vez, muito obrigado por tudo!

Endereço: Av. Quintino Bocaiúva S/N.
Estação Hidroviária de Charitas, 2º piso, Charitas.
Tel: (21) 2711-0554
Data: 20 de Agosto de 2011, sábado, às 20:30hs.
Todas as formas de pagamento.
Como sempre, as despesas serão divididas entre os presentes.

A DEGUSTAÇÃO

OS VINHOS
1-Champagne Aubry Premier Cru Brut (Aubry), França.
Um Champagne Premier Cru de altíssima qualidade, vinoso e complexo. Na edição 186 do wine Advocate de 1999 ele foi pontuado, na categoria Brut sem safra, bem acima de nomes mais consagrados: Taittinger, Drappier, Louis Roederer, Deutz , Duval-Leroy, Henriot, Mumm, Feuillatte, Perrier Jouet. “O Brut Premier Cru desenvolve uma expressão aromática maravilhosa e exótica de maracujá, damascos secos, manga, especiarias em sua textura cremosa. O vinho continua expandindo-se no paladar numa demonstração cativante de classe. 12,5% Álc.

Aubry, elabora seu Brut Premier Cru no estilo solera, misturando 50% da ultima safra a 50% da mistura final da safra anterior.
Uma das linhas mais impressionantes entre as provadas este ano, todos os vinhos de Aubry são altamente recomendados.”

2-Hochheimer Stein Riesling Kabinnet Holbtrocken 2005 (Domdechant Werner), Alemanha.
Um Riesling ótimo, meio-seco, mostrando boa fruta e uma excelente acidez, que o deixa fresco e saboroso. Notas de frutas tropicais, mel e damasco seco. Boa persistência gustativa, final de boca complexo e agradável. 11,5% Álc.
 3-Cervaro Della Sala 2008 (Antinori), Itália.
Um corte de Chardonnay e Grechetto. O vinho passa 14 dias em barricas novas de carvalho, mais 6 meses em barricas com madeira menos proeminente. Aromas intensos e complexos, com notas cítricas de pêra, flor de acácia e baunilha. Na boca é bem estruturado, com características doces de baunilha e avelã, persistente e levemente mineral. 13% Álc
4-Château de Reignac 2007 (Château Reignac), França.
Em degustações às cegas é um vinho que sempre surpreende. O Chateau de Reignac vem mostrando ao longo de algum tempo, que tem qualidade e firmeza.  Corte de 75% Merlot e 25% Cabernt Sauvignon, com 19 meses de estágio em barricas novas. 13%Alc.

5-Finca Dofi 2006. (Alvaro Palacios), Espanha.
Corte de Garnacha, Carignan, Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot, produzido a partir de vinhas de baixíssimo rendimento, o que garante uma exuberância e complexidade incríveis. Este fantástico tinto do Priorato é elaborado com uvas de vinhedos próprios de Alvaro Palacios. A concentração e a estrutura são monumentais, combinadas com a elegância e a personalidade dos tintos de Palacios. 14,5%Álc. Guía Peñín 94pts. – Robert Parker 95pts.

6-Quinta do Vesúvio 2007 (Quinta do Vesúvio), Portugal.
Estrela da região do Douro, o Vesúvio é elaborado pela família Symington, com um corte de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Amarela. O Quinta do Vesúvio 2007, estagiou 10 meses em carvalho novo francês antes de ser engarrafado. Produziram-se 12.000 garrafas. 14% áLC.. Revista de Vinhos 18/20pts – Revista Blue Wine 18/20pts.

7-Les Pins Monbazillac 2005 (Ch. Tireecul La Graviére), França.
Vinho branco licoroso. Corte de 70% Semillon e  30% Muscadelle . Vinhedos com mais de 40 anos de idade. O “Les Pins” é um vinho aromático, “complexo e consistente”. A vinícola está no processo de conversão para agricultura orgânica. Robert Parker 90pts. 13% Álc

Atenciosamente,
Confraria das Águas Escondidas.
marcelo.andrade@ymail.com
(21)9764-6167

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s