50º DEGUSTAÇÃO DA CONFRARIAS DAS ÁGUAS ESCONDIDAS

A 50ª Degustação da Confraria das Águas Escondidas – CAE, realizada no sábado, 19/11/2011 à partir das 13:00hs. no salão inferior do Restaurante Ícaro, situado a Rua Miguel de Frias, 106 – Icaraí – Niterói. O serviço foi comandado pelo amigo e Sommelier Cleverson Nunes. A CAE agradece ao restaurante Ícaro pela excelente recepção!

Como foi dito anteriormente, o buffet foi muito variado: saladas, sushis e sashimis, frutos do mar, camarões, paleta de cordeiro, picanha, costela bovina e muito mais. Era só escolher! Agora, os vinhos.

Durante a degustação, podemos reviver atráves de muitas fotos registradas ao longo desses anos os bons momentos de CAE. Foi muio legal rever tanta gente que passou pelas nossas degustações. Todos fazem parte da história desta supreendente confraria! ´

OS VINHOS

1-Cava Anna de Codorníu Brut – Cataluna, Espanha.
O grupo é  líder de vendas no mercado espanhol de cavas. É internacionalmente reconhecido como autoridade em viticultura e vinicultura. É o maior proprietário de vinhedos na Espanha (mais de 3000 hectares), possuindo inúmeras bodegas. Penedés é a maior e mais importante área demarcada para produção de vinhos na Catalunha,próxima a Barcelona. A produção concentra-se no vale chamado Médio Penedés. Região de grande produção, fabrica a maior parte dos vinhos espumantes à base das uvas Macabeo (Viúra), Xarel-lo e Parellada. 13%GL.
 
Cor amarelo palha, claro e vivaz.  Notas aromáticas inconfundíveis de Chardonnay sem mascarar as outras variedades que lhe trazem características próprias. Equilíbrio entre acidez e açúcares. Bom final de boca.
 
2-Louis Latour Pouilly-Fuissé 2009 – Mâconnais, Borgonha,
100% Chardonnay. O Pouilly-Fuissé é o nome da zona que produz os melhores vinhos de Chardonnay da região de Mâconnais. Os vinhedos que dão origem a este vinho estão localizados onde solos ricos em pedra calcária se encontram com solos pesados de argila, formando, além de uma paisagem deslumbrante, um terroir único. Para expressar fielmente toda a qualidade das uvas de Pouilly-Fuissé, a Maison Louis Latour optou por fermentar e amadurecer este vinho em tanques de aço inoxidável. Ou seja, não passa em carvalho. 13%GL
 
É um vinho amarelo palha com reflexos esverdeados e brilhantes. Aromas puros de frutas brancas, pêssego e um toque erbáceo. Na boca é intenso, estruturado, com refrescante acidez, sabores de frutas cítricas, notas minerais e longa persistência.


 
3-Finca Allende 2005 – Rioja Alta,  Espanha
Finca Allende está situada em Briones, povoado medieval no coração da Rioja Alta. Seus vinhedos estão entre 450 e 480 metros de altitude, com subsolos calcário-argilosos e aluviais, o que permite que as raízes dos troncos cresçam em profundidade e possam absorver os minerais necessários para o crescimento das plantas. São cultivadas de forma quase exclusiva as variedades Tempranillo (20 ha), mas também um pouco de Graciano (1,5 ha). A colheita se realiza de forma inteiramente manual, procurando colher cada cacho no seu momento de maturidade. 13,5%GL
 
O Finca Allende 2005 é produzido com 100% Tempranillo. Cor cereja intenso com nuances púrpura. No nariz, predominam as sensações frutais sobre tons perfeitamente integrados de crianza em madeira, que proporcionam sensações de cedro e tabaco. Na boca é sério e vivo com potência e um grande equilíbrio, amplo e saboroso combinando frescor frutal e a elegante estrutura de um vinho de guarda. Idade média dos vinhedos de 35 anos, colheita manual e seleção ao pé da bodega. Engarrafado sem filtragem. Criado 13 meses em carvalho Allier (84%) e americano (16%). Notas: RP: 92. Guia Peñin: 92. Guia Proensa: 94
 
4-Pintas Character 2007.
Pintas Character é o soberbo segundo vinho de Pintas – talvez o mais cultuado vinho de garagem de Portugal. Elaborado em minúsculas quantidades pela talentosa dupla Sandra Tavares e Jorge Serôdio Borges, foi classificado como “outstanding” pela The Wine Advocate de Robert Parker nesta safra inaugural, sendo classificado com 90 pontos. A publicação descreveu o vinho como “macio e sedoso, mostrando uma ótima estrutura para um segundo vinho”. Maturado em barricas de carvalho francês, é um grande achado, superior a muitos vinhos de topo do Douro. Robert Parker: 90 pts.
 
5-Tierras Moradas Carmenère 2007
Fundada em 1865 pelos irmãos Correa Albano, a San Pedro é hoje a segunda maior exportadora de vinhos do Chile. O Tierras Moradas é um vinho premium da San Pedro, estando abaixo apenas do Cabo de Hornos, o Top da vinícola. Este é um vinho feito de uvas selecionadas da variedade Carmenère plantadas em morros, em seus vinhedos localizados no Vale do Maule, solos coluviais, dotado de um roxo escuro marcante. Esta matiz particular foi o que deu origem ao nome do vinho. O vinho é elaborado  com 96% Carmenere e 4% Petit Verdot. O mosto passa por maceração 30 dias em tonéis de carvalho francês de 15.000 litros, especialmente concebidos para produzir este vinho. 100% da mistura foi armazenado em barricas de carvalho francês durante 17 meses.
 
Cor vermelho rubi intenso com reflexos púrpura. Nariz elegante, com notas de amora, pimenta preta, rosa, canela, cravo e outras especiarias. Na boca, bom corpo, acidez agradável, bons taninos com grande persistência. Final de boca maravilhoso. Potencial de guarda de 12 a 15 anos.
 
6- Familia Deicas Botrytis Noble Cosecha Tardia 2008
Este Cosecha Tardia é elaborado pelo mesmo método dos vinhos de Sauternes – Sauvignon Gris, Sauvignon Blanc, Gros Manseng, Gewürztraminer e Petit Grain – pela familia Deicas. Límpido, bom corpo, dourado, com um amarelo intenso. Excelente. Nariz com notas de mel, ameixa madura marmelo,  maçã , figo maduro, caramelo e toffee. 13%GL.

Fotos: http://br.groups.yahoo.com/group/enofilosecia/ 

Até a 100º degustação!
 Até mais!
Confraria das Águas Escondidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s