OS VINHOS DA 56º DEGUSTAÇÃO NA GRUTA DE STO. ANTÔNIO.

No último dia 21, estivemos reunidos mais uma vez no restaurante Gruta de Sto. Antônio para uma degustação vertical do vinho Cartuxa Colheita das safras 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009 para os tintos e 2009 para o branco. Além de alguns espumantes e brancos da região do Tejo, ainda sem importador no Brasil, gentilmente cedidos a esta Confraria por seus expositores, durante nossa visita ao Evento Vinhos do Tejo, recém realizado no Rio de Janeiro. E para arrematar com chave de ouro, Porto Especial!

No cardápio, um Coelho à Bairrada (servido com um arroz de ervilhas) e logo em seguida, um leitão de leite à Mealhada (Bairrada).  Um leitão de 15 dias feito ao forno aompanhado de farofa. Hoje o leitão é feito em um forno eletrônicao especial, reduzindo o tempo de preparo para mais ou menos 40 minutos.

Os vinhos:

– Espumante Quinta da Lapa Bruto 2009. 12%.
Composto de 80% Arinto e 20% Tricadeira da Pratas – Fermentação do vinho base em cuba de inox, com temperatura controlada. Segunda fermentação em garrafa, método clássico durante 9 meses em cave.

– Espumante 3B Brut.
Corte de 70% Baga e 30% Bical. 12% Álc. A Bical é fermentada em aço inoxidável com controle de temperatura de 18°C. Segunda fermentação em garrafa, método Tradicional. Neste vinho espumante, a uva Baga dá a estrutura e a acidez, a Bical dá um caráter mais cremoso.

– Quinta da Lapa Branco 2010.
O Quinta da Lapa Branco DOC Tejo 2010 tem 12,5%, composto de 50% Arinto e 50% Trincadeira. A fermentação do vinho base é feita em cuba de inox, com temperatura controlada.

– Cartuxas Colheita Branco 2009.
Produzido a partir das castas Arinto, Roupeiro e Antão Vaz. Passou por um processo de bâtonnage regular por 10 meses.

– Cartuxas Colheita Tinto 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009.
Produzido a partir das castas, Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira. Estagiou durante 12 meses em tonéis e barricas de carvalho francês. E posteriormente, 8 meses em garrafa.

– Porto Santa Eufémia Especial Reserve.
19,93% de Álc. Elaborado com castas tradicionais da Regiãodo Douro.

No geral sobre os vinhos do Tejo. Os vinhos da Quinta da Lapa degustados por nós foram aprovados para estar no Mercado Brasileiro, sobretudo o Quinta da Lapa Branco, que teve seu aroma e persistência marcantes notados por todos na degustação. Enfim, os vinhos estão à procura de possíveis importadores. Agradecemos gentilmente os produtores pelas amostras cedidas.

Na sobremesa, Pastéis de Coímbra, de Santa Clara, de Belém, Ovos Moles, Barriga de Freira, Toucinho del Ciel e Sorvete de Macadâmia, harmonizaram muito com os sabores intensos e complexo do Porto Branco Antigo Reserva Especial que degustamos.

O grande vencedor da degustação dos Cartuxas foi o rótulo da safra 2007. Em segundo, a safra 2005. Os membros da confraria adoraram e já se entusiasmaram para a próxima vertical.

As notas de degustação ficaram a cargo de cada confrade com a sua avaliação pessoal. O fórum está aberto!!

E qual vinho será? Bem, isso ainda é um segredo da CAE!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por último, agradecemos ao Restaurante Gruta de Santo Antonio (Alexandre e Dona Henriqueta) por terem recebido mais uma vez  a nossa confraria. E aos membros, obrigado mais um vez pela presença de todos!

Quanto ao serviço do vinho: excelente! Parabéns aos garçons!

Presentes: Sérgio Tonelotto, Valéria Patrocínio, Lorena Reis, Marcelo Andrade, Marcelo Siqueira, Rita Siqueira, André Vallejo, Aurea Serrano, Carlos Teles, José Rosati, Ângela, Sônia Maris, Jurivan, Alex e Susana.

Agora é hora de fazer as malas e seguir para o “topo da serra”, em Terê! Lá vamos nós!

Fotos: André Vallejo e Marcelo Andrade

Saúde!

Confraria das Águas Escondidas

2 Respostas para “OS VINHOS DA 56º DEGUSTAÇÃO NA GRUTA DE STO. ANTÔNIO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s