OS VINHOS DA DEGUSTAÇÃO DA CAE EM PARCERIA COM A MAXBRANDS

Na última quinta-feira, dia 23 de agosto, a Confraria das Águas Escondidas se reuniu para uma Degustação Extra em parceria com a Importadora Max Brands (http://www.mxbrands.com.br/).

O local do Encontro foi o restaurante Trattoria Torna (www.trattoriatorna.com.br).

Como sempre, mais uma oportunidade para brindar e confraternizar com os Confrades.

Estavam presentes, o nosso Presidente Sérgio Tonelotto, nossa Vice-Presidente Valéria Patrocínio, a Coordenadora Lorena Reis, o Coordenador Jurivan Ferreira, os Confrades, Marcelo Andrade, Rosati, Ângela, Meyre, Sonia Maris e as Convidadas Wanda Waldetaro e Rosana.

OS PRODUTORES:

A Quinta do Casal da Coelheira, (http://www.casaldacoelheira.pt), é um projeto familiar em sua terceira geração, situado na Região do Tejo, antigo Ribatejo, em Portugal.

As Vinhas se situam no paralelo 39 Norte, num clima mediterrâneo temperado e de baixa altitude e se distribuem numa área de 64 hectares. As idade das vinhas da Quinta do Casal da Coelheira está compreendia entre 1 ano e 35 anos de idade.

A aliança entre a tradição e a modernidade tem sido a chave da estratégia desta Quinta. A utilização de pisadores mecânicos e um avançado sistema central de controle de temperaturas permite o processamento da uva em função das caracteristicas de cada vinha, fermentando separadamente todas as castas, até ao momento em que os enólogos decidem a combinação perfeita entre os diferentes vinhos produzidos.

O objectivo principal da Quinta do Casal da Coelheira passa por oferecer ao consumidor vinhos consistentes, com a garantia da melhor qualidade ao melhor preço.

A Bodega Sottano, (http://www.bodegasottano.com/), é um recente empreendimento que resgata o trabalho árduo, o melhor dos processos antigos, para combiná-lo com a última tecnologia da indústria.

A Bodega e os Vinhedos estão situados ao pé da majestosa Cordilheira dos Andes, no distrito de Perdriel, (Mendoza, Argentina), denominado Primeira Zona por suas qualidades climáticas e de solo privilegiadas e propícias para a obtenção de vinhos de alta gama.

Essa Bodega de Boutique é um empreendimento familiar, cuja produção de vinhos se limita apenas aos de Alta Qualidade.

A capacidade de produção em litros é de 500.000. Armazenados em tanques de inox de 25.000, 20.000, 10.000, 5.000 e 2.500 litros. O conteúdo destes permite um melhor e meticuloso controle de qualidade.

O vinho selecionado é também depositado em barricas de carvalho francês e americano de 225 litros.

São vinhos resultantes da combinação equilibrada entre as condiciones favoráveis de localização, (clima e terreno), e dos cuidados minuciosos na colheita e elaboração.

OS VINHOS:

Os vinhos foram apresentados na seguinte ordem:

1. Casal da Coelheira Branco 2009

Região: Tejo, Portugal

Composição: 80% Fernão Pires e 20% Chardonnay

Teor Alcoólico: 13,7%

Envelhecimento: Não há.

Elaboração: Desengace total, prensagem pneumática, decantação a frio, fermentação a temperatura controlada. Estabilização por frio e filtração.

Acompanhamento: Peixes e mariscos

Temperatura: 9º /10ºC

2. Casal da Coelheira Rosé 2010

Região: Tejo, Portugal

Composição: 50% Syrah e 50%Touriga Nacional

Teor Alcoólico: 13,5%

Envelhecimento: Não há.

Elaboração: Desengace total, sangria, decantação a frio, fermentação a temperatura controlada. Estabilização por frio e filtração.

Acompanhamento: Entradas, saladas, massas, peixes e mariscos

Temperatura: 8º / 10ºC

3. Mythos 2007

Região: Ribatejo, Portugal

Composição: 25% Aragonês, 25% Cabernet Sauvignon, 25% Alicante Bouchet e 25% Touriga Nacional

Teor Alcoólico: 14%

Envelhecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês.

Elaboração: Desengace total, maceração a frio em ‘lagares’ mecânicos, a temperatura controlada. Fermentação malolática, estágio em barrica de carvalho e filtração.

Acompanhamento: Queijos, carnes vermelhas

Temperatura: 17ºC

4. Sottano Reserva Malbec 2010

Região: Perdriel. Luján de Cuyo. Mendoza, Argentina

Composição: 100% Malbec

Teor Alcoólico: 14,5%

Envelhecimento: O processo de envelhecimento é feito em 12 meses, em barril de 1º e 2º uso, sendo 70% em francês e 30% em americano.

Elaboração: As uvas são colhidas à mão, cortadas uma a uma e depositadas em caixas de 12 quilos. Passam duas vezes por uma rigorosa seleção, restando apenas uvas em excelente estado, o que demonstra um trabalho detalhado de elaboração, eliminando assim todos os riscos de um sabor indesejável,para se chegar a um grande vinho. A colheita da uva Malbec é feita na 1ª quinzena de abril.

Acompanhamento: Carnes grelhadas.

Temperatura: 16º/18C

5. Sottano Reserva de Família Malbec 2010

Região: Perdriel. Luján de Cuyo. Mendoza, Argentina

Composição: 100% Malbec

Teor Alcoólico: 14,5 %

Envelhecimento: O processo de envelhecimento é feito em 12 meses, em barril novo, sendo 70% em francês e 30% em americano.

Elaboração: As uvas são colhidas à mão, cortadas uma a uma e depositadas em caixas de 12 quilos. Passam duas vezes por uma rigorosa seleção, restando apenas uvas em excelente estado, o que demonstra um trabalho detalhado de elaboração, eliminando assim todos os riscos de um sabor indesejável, para se chegar a um grande vinho. A colheita da uva Malbec é feita na 2ª quinzena de abril.

Acompanhamento: Churrasco e carnes vermelhas em geral.

Temperatura: 16º/18ºC

Logo após a degustação, todos ficaram para jantar. A comida, o ótimo atendimento e o excelente serviço dos vinhos receberam o elogio de todos.

À Trattoria, que sempre nos acolhe bem, registramos o reconhecimento e os sinceros agradecimentos.

A CAE agradece a todos pela presença e à Importadora Max Brands por ter-nos gentilmente cedido as amostras dos vinhos degustados na noite.

Nossa próxima degustação será um Churrasco, no próximo dia 15 de setembro, e o tema não poderia ser outro: “Vinhos para Churrasco”. Preparem-se.

Até lá!

Enoabraços a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s