OS VINHOS DA 63º DEGUSTAÇÃO DA CONFRARIA DAS ÁGUAS ESCONDIDAS!

Pela primeira vez a nossa confraria esteve reunida no Empório Camboinhas para mais uma de suas degustações, contando com a presença de novos membros no grupo.

A degustação desta vez teve como tema os vinhos da Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Dos 13 rótulos degustados, foram escolhidos os 4  melhores da degustação numa votação entre os presentes. No geral, um branco e três tintos.  Nada mal para um grupo de degustação que se tornou digamos, um pouco exigente, quando o assunto é a “qualidade” ao longo dos seus 7 anos de existência.

Portanto, vamos apresentar os quatro finalistas como os melhores  desta 63º edição realizada na região Oceânica de Niterói, no Empório Camboinhas.

OS VINHOS

MELHOR BRANCO

-Nobilo Icon Sauvignon Blanc 2011 – Marlborough, Nova Zelândia
Seguidamente premiado desde sua primeira safra, em 1997, o Nobilo Icon Sauvignon Blanc é produzido com uma seleção de uvas dos distritos de Blind River, Awatere, Waihopai e Rapaura (Marlborough). Apenas uvas de intensidade excepcional compõem o blend final do Icon. 14% Álc.

Vinho amarelo-palha claro, brilhante e com reflexos esverdeados. Notas intensas de de maracujá, abacaxi, e limão, aspargos, e pimenta. Na boca é encorpado, com textura densa e uma certa untuosidade, mas muito fresco, com sabores cítricos, toque mineral, final longo e puro. Um belíssimo Sauvignon Blanc!

MELHOR TINTO

-Bleasdale Frank Potts 2009 – Langhorne Creek, Austrália
A Bleasdale foi fundada em 1850, sendo a primeira vinícola de Langhorne Creek. Atualmente o vinho é um corte de Cabernet 65%, Malbec 15%, Petit Verdot 11%, Merlot 5% e Cabernet Franc 4% da região de Langhorne Creek. 14.5% Álc.

Um vinho com muitas honras, um dos pioneiros da indústria vinícola australiana. Este exemplar da safra 2009 é quente aparentemente, mas muito equilibrado. Rubi, lagrimas numerosas, seco, encorpado e com boa acidez, taninos presentes, mas de boa qualidade, persistência aromática e gustativa, equilibrado. Excelente. Maturação em carvalho francês por 15 meses.

2º LUGAR

-Veenwouden Merlot Reserve 2008 – Paarl, África do Sul
Corte de 90% Merlot, 5% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc. Maturação de 24 meses em 80% novas e 20% de segundo uso de carvalho francês.

Belo rubi, um vinho elegante, que apresenta notas de frutas vermelhas (framboesa, morango, cereja), chocolate e café. Na boca tem boa acidez, rico, fruta madura, taninos macios e um final de boca persistente e elegante. Pelo menos mais uns 6 anos de guarda.

3º LUGAR

-Lindemans Padthaway Shiraz Reserva 2008 – South Eastern, Austrália
A vinícola Lindeman’s é uma das vinícolas mais antigas da Austrália, fundada pelo médico inglês Dr. Henry J. Lindeman em 1843. E que tinha o seguinte pensamento: “O único propósito do vinho é trazer felicidade”.

O vinho é vermelho escuro. Nariz franco com notas de frutas vermelhas e negras, ao fundo um toque de especiarias com uma leve madeira. Na boca, taninos macios, um pouco quente, acidez mediana, vinho bem feito.

Em resumo, a Austrália sempre terá várias opções, de todas as faixas de preço para qualquer ocasião. Já a África do Sul, continua demonstrando toda a sua força em vinhos com ótima tipicidade e cada vez melhores.

Nova Zelândia, vinhos mais caros é verdade! Mas se garimpados com cuidado, retribuem cada centado investido quando as uvas são Sauvignon Blanc e Pinot Noir.

Agradecemos a amiga Rosângela e aos proprietários do Empório Camboinhas por terem sediado mais uma degustação da CAE.

Para saber mais do Empório Camboinhas acesse: http://emporioicarai.com.br/o-emporio.html
Av. Alm. Tamandaré, 805 – Piratininga, Niterói.

Os presentes: Susana Mulin, Áurea Rodriguez, André Vallejo, Marcelo Siqueira, Lorena Reis, Marcelo Andrade, Sérgio Tonelotto, Wanda Valdetaro, Marcos Pimentel, Valéria Patrocínio, Graça Gurgel, Rosana Meato, Denyse Santini e Sônia Maris. 

Saudações!
Confraria das Águas Escondidas

Fotos: CAE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s