RESUMO DA 72º DEGUSTAÇÃO: VERTICAL DE MARQUÊS DE RÍSCAL RESERVA

No último dia 17, a CAE esteve mais uma vez reunida para a sua 72º degustação mensal!

A bola da vez foi o vinho espanhol Marquês de Ríscal Reserva, disponível em cinco safras reunidas ao longo de dois anos: 1991, 2005, 2006, 2007 e 2008.

Estavam presentes nesta degustação: Susana Mulin, Valéria Patrocínio, Sérgio Tonelotto, Anamir Alcântara, Marcelo e Andréa Andrade, Leonardo Perdigão, Viviane Rodrigues, Graça Gurgel, Meyre e Jurivan Ferreira, Marília Gurgel e Marcelo Siqueira.

OS VINHOS

Marquês de Ríscal Reserva 1991

Corte de Tempranillo, Graciano e Mazuelo. Vermelho rubi com reflexos tijolo, Futas secas, especiarias, nariz complexo. Na boca, bem equilibrado, fino, acidez viva, final de boca  elegante.

Marquês de Ríscal Reserva 2005 (1,5L)

Vinho de cor rubi, límpido e opaco. Aromas com ótima complexidade, mostrando frutas negras, chocolate, baunilha e terra molhada. Exibe maciez na boca, taninos redondos e notas de tostadas. Final de boca elegante e persistente. Eleita a melhor safra da degustação!

Marquês de Ríscal Reserva 2006

Corte de Tempranillo Graciano e Mazuelo. Cor cereja escuro com boa profundidade. Aromas balsâmicas e notas de fruta madura e especiarias. O ataque é fresco e leve, com suaves e arredondados taninos. Final persistente e agradável.

Marquês de Ríscal Reserva 2007

Cor vermelho rubi. Notas de baunilha, carvalho e ameixa com um toque de alcaçuz. Na boca, muita fruta, acidez viva, suculento e persistente.

Marquês de Ríscal Reserva 2008

Cor cereja com reflexos marrons. Vinho limpo e brilhante, lágrimas finas abundante.
Este vinho tinto apresenta uma alta intensidade e uma grande complexidade aromática, marcada pelas notas equilibradas de fruta preta madura e notas balsâmicas. No paladar, um vinho redondo, intenso e com um bom equilíbrio.

Pelo resultado, só podemos concluir que a Marquês de Ríscal elabora vinhos longevos, elegantes e com personalidade espanhola.

Agora, só nos resta esperar pela próxima oportunidade.

Até lá!

Confraria das Águas Escondidas.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s